Fomos contratados, pelos nossos clientes Astra S/A e SH Indústria Metalúrgica, para execução de uma exportação temporária, realização da análise de viabilidade de modal e aduana de saída, das mercadorias destinadas a feira Conexpo Latin America em Santiago do Chile.
O referido material fez parte da montagem do stand no evento que reuniu fabricantes vários países do mundo no segmento de construção.
Exportação temporária é um processo no qual precisamos da autorização prévia da RFB para o deferimento do pedido de abertura de um processo administrativo, e somente posterior ao deferimento podemos entregar a mercadoria para análise documental e física da mercadoria.
Toda a logística para o embarque realizada no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Efetuamos com eficiência o transporte da empresa até o local de embarque, conduzimos com exatidão os prazos de desembaraço para o cumprimento da chegada no destino.
Após o término da feira, efetuamos novamente o deslocamento dos materiais para retornar ao Brasil, desta vez utilizando modal de transporte rodoviário e efetuando o desembaraço na fronteira de Uruguaiana. Nesta aduana encerramos o processo administrativo, porem tivemos diversos problemas referente a greve da fiscalização e a interpretação fiscal referente a exportação temporária. Por operarmos em uma aduana diferente da abertura do processo, a fiscalização foi extremamente rígida e conseguimos minimizar em mais de 50% os custos adicionais incorridos para nossos clientes.
Desta forma, salientamos que imprevistos no Comércio Exterior são recorrentes e estamos inerentes a interpretação fiscal, por este motivo avalie todos os pontos da empresa que irá contratar para assessora-los, pois é quando temos imprevistos que conseguimos avaliar a qualidade do serviço prestado.